-
Arquitetos: Hype Studio
- Área: 12372 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Fellipe Lima
-
Fabricantes: Bazze Esquadrias, Bortolini, Cavaletti, Deca, Eureka Paint, Forbo, IBBL, Metadil, Portobello, Sherwin-Williams, Tarkett, Tramontina
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Colégio Marista Santo Antônio é um grande lugar onde tudo se integra, criando oportunidades de encontros, atividades lúdicas e diversas onde antes as pessoas apenas passavam. Os corredores, por exemplo, são substituídos por espaços de proporções generosas, capazes de acomodar diversas turmas a depender dos arranjos de mobiliários e criatividade dos educadores.
Cientes da relevância do espaço físico nas interações entre as pessoas e de seu alto impacto no aprendizado escolar, nosso desafio neste projeto foi a materialização do espírito da educação Marista, tanto em sua tradição quanto em sua capacidade de transformação e evolução ao longo do tempo.
O projeto levou cerca de 1 ano desde o primeiro esboço até a conclusão das obras da primeira fase de construção, que contou com técnicas construtivas de rápida implantação, como estruturas pré-moldadas e metálicas, e todos os projetos 100% desenvolvidos na tecnologia BIM, o que facilitou a troca e agilidade entre as diversas disciplinas.
Buscamos um edifício com soluções construtivas simples, mas com ambientes ricos e facilmente adaptáveis, que propiciam descobertas, trocas de experiências e instigam a busca pelo conhecimento ao longo das diversas fases da jornada escolar.
A distribuição das atividades ocorre em apenas dois pavimentos que têm seus átrios interligados por mezaninos, vazios, arquibancadas e jardins. Todas as salas abrem-se visualmente para este lugar, além da própria rua, claro. A ideia é que estes espaços se transformem conforme a conveniência; por exemplo, as grandes arquibancadas dos átrios principais podem se transformar em auditórios, espaços para apresentações teatrais, de dança, entre outras.
A capela, central, no coração da escola, pode integrar-se ao auditório que pode ser utilizado como uma grande praça coberta ou mesmo sediar atividades lúdicas “indoor”. A grande “nave” central da escola servirá para isso, para tudo que se puder imaginar e fazer, por isso criamos diversos espaços nela com proporções distintas, podendo absorver uma, duas, três turmas ou até mesmo o colégio inteiro.
A obra conta com duas fases de crescimento horizontal. Com a primeira fase - de 6.594 m2 - concluída, a próxima fase seguirá sem interrupção das atividades escolares, que iniciaram em 2020, recebendo seus primeiros alunos.
Concluída, a estrutura chegará a 12.372,92 m² e comportará mais de 40 espaços educativos, com capacidade para receber cerca de 1.200 alunos. Além das salas de aula, a escola ainda conta com pátios personalizados por nível de ensino, Ginásio Poliesportivo, Auditório multiuso, Espaço de Robótica, Campos esportivos, Laboratórios, Biblioteca, entre outros.